segunda-feira, 30 de abril de 2012

Cotrisal realiza na Feisa 2012 encontro de mulheres

A Cotrisal realizou no último sábado, durante a Feisa 2012, o encontro de mulheres, o qual teve participação expressiva de mais de 500 mulheres de Sarandi e região.
Na chegada, à disposição de todas, uma mesa farta para receber as rainhas do lar com um ótimo café da manhã, tudo organizado pela Cotrisal.
O encontro contou com a presença de Leonir Bonavigo - Coordenador Regional da Emater-RS, do prefeito Municipal de Sarandi - Leonir Cardoso -, secretários  e das soberanas da Feisa 2012.
Na oportunidade, o prefeito Cardoso falou da importância da mulher em nossa sociedade.
Confira as imagens:  
Secretário da Promoção Social João Manuel Silveira, soberanas e Roger

público de mulheres

café da manhã


Prefeito Cardoso


sábado, 28 de abril de 2012

Sorteio na Escola Alderi Fachi

Todos os anos a reportagem da Rádio comunitária Navegantes vai até a escola Professor Alderi Fachi a convite do colégio, onde é feito sorteio da rifa em benefício da compra de brinquedos para os alunos do aprendizado infantil.
Na última sexta-feira, dia 27 de abril, foi realizado o sorteio ao vivo pela Rádio Navegantes e os ganhadores dos prêmios são: Camila Alves da Silva, Viviane Bavaresco, Beatriz Belusso, Nathália G. dos Santos, João Guilherme F.da Silva, Tamara Simas, Clara Nunes  Pereira, Rafael  Ambrósio, Camila da Silva, Pedro  Adilson Marquês,  Zaira  Orbach, Doraci Machado, Vitor  Manuel R. Da Silva, Ramim Strada, Bethânia Binoto,  Gabrieli de Oliveira. 
A escola desde já agradece a todos que contribuíram comprando os números e, em especial, ao comércio que colaborou com a doação dos prêmios.
Confira as imagens:

Diretora Deise Ferronato e repórter Roger entregam prêmios aos alunos

Diretora e professoras



Alunos

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Acontece em Ronda Alta o 3º Encontro de Líderes Estudantis da Escola HB

Acontece no dia de hoje (27 de abril de 2012) o 3º Encontro de Líderes Estudantis da Escola Herculino Baldissarela, em Ronda Alta, no Esporte Clube Brasil.
Diversos estudantes estão prestigiando o evento, que conta com a participação do Líder Estudantil Juliano Oliveira, de Sarandi, que ministrará palestra sobre o tema “Sou Líder Estudantil”.
Os estudantes almoçarão no local e, no turno da tarde, assistirão ao filme Fernão Capelo Gaivota, cujo nome é tema deste 3º Encontro.
Confira abaixo a programação completa e as imagens do encontro.  





quarta-feira, 25 de abril de 2012

Caminhão tomba no trevo da ERS 324 saída para Rondinha

Mais uma vez as estradas nos mostram o que a gente está cansado de ver nos noticiários todos os dias.
Um caminhão de Passo Fundo com placas IQH 1665 dirigido por Ademir Freitas Junior, da empresa Machado transportes transportando produtos ELEGÊ tombou por volta das 11 horas de hoje, dia 25-04-2012, no trevo em Ronda Alta, no acesso para a cidade de Rondinha.
A ocorrência foi atendida pela Brigada Militar de Ronda Alta, a qual organizou o trânsito no local e a equipe da SAMU realizou o atendimento ao motorista do caminhão que sofreu algumas escoriações.
Confira as imagens feitas pela equipe da Rádio Comunitária Navegantes:



Comunicadores da Rádio Navegantes Estiveram Presentes no 7º Congresso da ABRAÇO RS

No dia 21 de abri de 2012, foi realizado o 7º Congresso da ABRAÇO RS – Associação Brasileira de Rádios Comunitárias Seccional Rio Grande do Sul, em Porte Alegre, na Casa de Retiro Vila Betânia.
Durante o evento foram debatidas as dificuldades vivenciadas pelas rádios comunitárias de todo o estado, o cenário nacional da radiodifusão comunitária, além dos novos rumos da instituição.
Os comunicadores Valério Bernardi e Paula Ferreira participaram do Congresso representando a Rádio Comunitária Navegantes.
Estiveram prestigiando o evento radialistas das seguintes cidades: Alegria, Ametista do Sul, Alpestre, Chuí, Cristal do Sul, Doutor Maurício Cardoso, Encruzilhada, Frederico Westphalen, Horizontina, Independência, Pinheiros do Sul, Pinhal, Pontão, Porto Alegre, Ronda Alta, Sapiranga, Santa Cruz do Sul, São Martinho, São José das Missões, São Leopoldo, Seberi, Taquaruçu do Sul, Três Palmeiras, Venâncio Aires, Vicente Dutra e Viamão.



Casa de Retiro Vila Betânia





Nova Coordenação da ABRAÇO-RS


Também houve a prestação de contas da antiga diretoria e eleição da nova equipe diretiva, a qual ficou com a seguinte configuração para o triênio 2012-2015:
COORDENAÇÃO EXECUTIVA DA ABRAÇO RS


Coordenador executivo: Joaquim Antonio de Souza Goulart – Sapiranga
Coord. de Secretaria Geral: Alan Gulart Camargo - Encruzilhada do Sul

Coord.de Finanças: João Carlos Heissler - Santa Cruz do Sul
Coord. de Comunicação: Ademir Telles- Frederico Westfalen
Coord. de Cultura e Formação: Bruno Lima rocha

Coord. de Eventos: Fausi André Chitolina- Santo Cristo

Coord. de Relações Internacionais: Aldo Borrelli – Chuí

Coordenadora de Gênero: Fernanda Almeida - Santa Cruz do Sul

Coord. das Regionais: Clementino S. Lopes –Encruzilhada do Sul

SUPLENTES

Leandro Haadk – Venâncio Aires

Adriana Friedrich – Três Palmeiras

Marize de Fátima Conrado Machado – São José das Missões

CONSELHO FISCAL

Almir Luduvich Osmari –Dr.Mauricio Cardoso

Eloidemar Guilerme – Três Palmeiras

Lauro Castelli - Pontão

SUPLENTES

Ari Alaide Jesta - São Martinho

Olíbio Reidel – Alegria

 Valério Bernardi- Ronda Alta



terça-feira, 24 de abril de 2012

Ocorrências atendidas pela BM de Ronda Alta de 16 a 22 de abril de 2012

                  No dia 17/04/2012, a Patrulha da Brigada Militar atendeu um Acidente de Trânsito com Danos Materiais, na Avenida Presidente Vargas, envolvendo o veículo Gol, Placa DLU 2673, conduzido por M. O. e o veículo Gol, Placa CJL 6590, conduzido por C. A. C. foi tomado às devidas providências.
                 No dia 19/04/2012, a Patrulha da Brigada Militar foi comunicada que havia uma pessoa no Bairro Esperança armada com um facão, a Guarnição deslocou até o local onde abordou o Srº S. M. B. e na revista foi encontrado um facão, marca Tramontina, com 34 cm de lâmina, o qual foi apreendido e tomado as devidas providências.
                 No dia 19/04/2012, a Patrulha da Brigada Militar atendeu um Acidente de Trânsito com Danos Materiais, na Avenida Presidente Vargas, envolvendo o veículo Del Rey, Placa ICL 4555, conduzido por A. M. A. D. L. e o veículo Caminhão, Placa ISV 2612, conduzido por R. S. D. R. foi tomado às devidas providências.
                  No dia 19/04/2012, a Patrulha da Brigada Militar foi comunicada que havia um veículo Brasília, de cor azul, conduzida por um homem embriagado, a Guarnição deslocou até o local onde encontrou o referido veículo no meio da rua, verificou-se que se tratava do veículo Brasília, placa IDK 6598, em seguida chegou o Srº E. J. B. com 2 litros de gasolina, o mesmo apresentava visíveis sinais de embriagues e de forma agressiva passou a proferir ameaças e desacatos contra a Guarnição, dizendo que ninguém iria por a mão no seu veículo, tentou agredir os policiais com socos, foi dado voz de prisão, o Srº E. J. B. resistiu e desobedeceu a Guarnição sendo que foi necessário o uso moderado da força e das algemas, foi conduzido o mesmo até a Delegacia de Polícia, onde foi feito o registro da ocorrência, foi confeccionado os Auto de Infrações de Trânsito e o veículo recolhido ao Pátio do Guincho do Beni de Sarandi por estar com o licenciamento vencido.
                  No dia 20/04/2012, a Patrulha da Brigada Militar atendeu uma ocorrência de Lesão Corporal na Rua Rio Branco, envolvendo o Srº M. D. P. e o Srº E. T. a Guarnição conduziu o Srº M. D. P. até o Hospital Ronda Alta para ser medicado e, posteriormente, conduzido a Delegacia de Polícia para confecção do registro da ocorrência.
                No dia 21/04/2012, a Patrulha da Brigada Militar de Ronda Alta prestou apoio a Brigada Militar de Rondinha em um Atropelamento do Srº M. L. o qual foi socorrido pela SAMU de Ronda Alta, e o veículo envolvido no atropelamento fugiu do local, não foi possível localizar o mesmo, foi tomado às devidas providências.
        No dia 22/04/2012, a Patrulha da Brigada Militar flagrou o veículo Gol, Placa CFW 1689, conduzido pelo Srº M. E. H. efetuando frenagem brusca, derrapagem de pneu, arrancada brusca, andando em alta velocidade ameaçando a integridade de pedestres e outros veículos, não foi possível abordar o mesmo, foi feito os Autos de Infração de Trânsito conforme o Código de Trânsito Brasileiro e confeccionado a Comunicação da Ocorrência Policial por Trafegar com Velocidade Incompatível - Art.311 do CTB.


TELEFONE DE EMERGÊNCIA: 054 - 9947-4792

VALDENIR MARTINAZZO 1ºSgt
Cmt do 4ºGPM Ronda A

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Descarte Irregular de Lixo em Terrenos Baldios Marca o Dia Mundial de Luta Pela Terra em Ronda Alta

No último domingo, durante o Programa Navegantes em Festa, a equipe da Rádio Comunitária Navegantes, atendendo aos inúmeros pedidos da comunidade, denunciou o descarte irregular de lixo nos terrenos baldios da cidade de Ronda Alta.
A informação gerou repercussão, tendo a Vigilância Sanitária municipal averiguado o local e constatado a existência de toda sorte de lixos (domésticos, hospitalares, veterinários) no local.
Para a surpresa de todos, o alerta não gera a almejada finalidade de conscientizar  toda a população, pois nesta segunda-feira (23 de abril), foi encontrado ainda mais lixo no local, inclusive o cadáver de um terneiro em decomposição.
Para a tristeza de muitas pessoas, o dia Mundial da Terra (23 de abril), que deveria ser comemorado com ações de preservação da natureza, deflagra o desrespeito não apenas com o meio ambiente, mas sim com toda a sociedade.   

Lixo jogado em terreno baldio.

Embalagem de medicamento descartada de maneira irregular.

Mas não é apenas em terrenos abandonados que é descartado lixo de forma irresponsável, pois garrafas de cerveja também podem ser encontradas nos canteiros dentro da cidade, inclusive em frente à sede da Promotoria de Justiça.
O péssimo exemplo passado por alguns adultos pode, até mesmo, comprometer o trabalho de conscientização que vem sendo feito nas escolas e pelos meios de comunicação, pois é essa realidade de desrespeito com o meio ambiente e com as demais pessoas da comunidade que pode ser percebida pelas ruas da cidade.




Lixo doméstico, veterinário e embalagens de venenos.

Tarciano e Silvana, agentes da Vigilância Sanitária.

Cadáver de terneiro em decomposição.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Comunidade Indígena de Ronda Alta Comemora o Dia do Índio

No dia 19 de abril foi festejado o Dia do Índio. Nas comunidades indígenas de Ronda Alta esse dia é vivenciado com o grupo, de modo que os alunos não freqüentam a escola.
Para o dia seguinte (20 de abril), a Escola Municipal Fág Kavá, organizou diversas atividades com os alunos em homenagem à cultura indígena. O educandário foi visitado por alunos do interior do município de Carazinho, que vieram conhecer essa cultura tão rica e encantadora.
A escola foi decorada. Uma das turmas indígenas realizou apresentação sobre o culto à colheita do milho e duas salas de aula estavam repletas de  artesanato, plantas medicinais e diversos outros trabalho feitos pelos alunos para apresentar seu modo de vida ao visitantes.
Confira as imagens da comemoração do Dia do Índio na Comunidade Alto Recreio, no interior de Ronda Alta, realizada na Escola Municipal Fág Kavá.


Escola Municipal  Fág Kavá

A escola foi decorada para a comemoração e também para receber os visitantes.


O Cacique fez uma retrospectiva da história indígena e falou sobre a luta do seu povo.

Os alunos montaram uma maquete representando a mudança no modo de vida do povo indígena.

Modelos gráficos utilizados na cestaria.

Professora Indígena Sandra Tavares apresentando o artesanato da sua cultura. 


Exposição das ervas medicinais em contraposição aos medicamentos utilizados e maior escala atualmente.

Mesa contendo alguns alimentos típicos da cultura indígena e, ao fundo, os alimentos industrializados.  

Centro de Cultura Kaingang


quarta-feira, 18 de abril de 2012

Imagem de Nossa Senhora Aparecida aparece em tronco de árvore

No último dia 21-03-2012, os funcionários da Serraria Fachini, do município de Ronda Alta, foram surpreendidos por algo inusitado.
Durante uma tarde de trabalho na cidade de Fontoura Xavier, ao cortar uma tora de árvore ao meio, eles verificaram que possuía a imagem de Nossa Senhora Aparecida desenhada nela. Em seguida, foram cortados mais 5 pedaços, onde fora verificado novamente a presença da imagem.
            Como forma de fé e devoção os funcionários e o dono da empresa Alan Fachini trouxeram os pedaços para suas residências, onde a reportagem da Rádio Navegantes FM de Ronda Alta foi verificar. Vejam algumas imagens e assistam a reportagem na íntegra:


video

Aluna Deficiente Visual é Presenteada com Computador com Comandos em Braile

Na terça-feira (17/04/2012) foi realizada, na Escola Estadual Herculino Baldissarela, a entrega de um computador com comandos especiais em braile, para a aluna Talia Ferreira, que é deficiente visual.
O aparelho foi adquirido pela 39ª Coordenadoria Regional de Educação de Carazinho, e repassado pelas mãos da Coordenado Gelcí Teresinha Quevedo Agne, a qual aproveitou a oportunidade para informar aos professores como ocorrerá a implantação do ensino médio politécnico nas escolas da rede estadual.